EMRC: «Queremos jovens cristãos entusiasmados com a vida», D. José Traquina
Tomar, na diocese de Santarém, acolheu o VIII Encontro nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica do ensino secundário. O bispo de Santarém, D. José Traquina, convidou os cerca de 1700 jovens participantes do encontro nacional da disciplina de educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) a saírem virtuosos, como os antepassados daquela cidade, e a serem “entusiasmados com a vida”. “Nós precisamos de jovens defensores de valores, com os quais se edifiquem queremos que os jovens cristãos não sejam só consumidores mas gente entusiasmada com a vida e que estejam dispostos a edificar uma sociedade e um mundo melhor”, revelou o anfitrião D. José Traquina, em declarações à Agência ECCLESIA. Numa caminhada noturna, nesta sexta-feira, onde a reflexão, o silêncio e a música no castelo de Tomar esperavam os jovens D. José Traquina convidou-os a “saírem vitoriosos” à semelhança “dos homens do passado” daquela cidade e da “História de Portugal”. “Temos de aprender com o passado para rasgar o futuro”, reforçou. O prelado confessou ainda que quando há jovens interessados na sua edificação para os “mais velhos é um grande estímulo, um grande bem”. DESRMA-TE!» foi o tema da oitava edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário dirigido aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do ensino secundário de todo o país que decorreu esta sexta-feira e sábado em Tomar. Para o coordenador nacional da disciplina de EMRC, Fernando Moita, este desafio de ‘’desarmar’’ é uma provocação para os jovens, para os “fazer sair do seu egoísmo” e descobrir a importância de estar e caminhar juntos. “Desarmar-te para que possam amar, primeiro amar a si próprio, coerente com valores e princípios, para isso é necessário desprender-se de si para, em conjunto com os outros, descobrir o serviço como razão de vida”. Quanto mais olho para o outro mais sou pessoa e mais sou feliz”, disse Fernando Moita. O coordenador nacional da disciplina explicou ainda que esta atividade faz parte integrante da disciplina no âmbito do ensino secundário, tocando várias unidades letivas, e que foi preparada como se fosse uma “aula especial”. G.I./Ecclesia:CB/SN