Voz do Pastor: "O Caminho Pascal é seguir a Cristo, o Bom Pastor!"
Publicamos “Voz do Pastor” dedicada à Semana de Oração pelas Vocações e ao apoio às vítimas das tempestades ocorridas em Moçambique:
O CAMINHO PASCAL É seguir a Cristo, o Bom Pastor!
É na vida e na alegria que nos vem de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que desejo convosco fazer o Caminho Pascal.
Este caminho tem uma dimensão vocacional e missionária. Vamos celebrar a 56a Semana de Oração pelas Vocações, de 5 a 12 de maio de 2019, com um tema cheio de dinamismo e esperança: “A CORAGEM DE ARRISCAR PELA PROMESSA DE DEUS.”
É uma mensagem desafiante a frase que nos é proposta para vivermos com alegria e compromisso a “Semana das Vocações”. Aproveitemos bem o material que o Secretariado das Vocações fez chegar às nossas comunidades. O tema das vocações é atual e pertinente na vida da Igreja. A notória falta de vocações e a dificuldade na generosidade de dizer “sim a Deus” fazem com que a Igreja, nossa Mãe, não cesse de recomendar a oração pelas vocações: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos; pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a sua Messe”. Esta intenção e preocupação da Igreja deve ser assumida por todos os cristãos, com um agir pastoral que seja favorável ao aumento de novas vocações de consagração na Igreja. Não podemos esquecer que a vocação é um dom de Deus, um chamamento de Jesus, que exige, por parte daqueles que são chamados, uma resposta livre, consciente e responsável.
É preciso dinamizar a pastoral da Igreja, pois toda a pastoral deve ser vocacional. Deus chama sempre, mas é preciso criar dinamismos próprios, especialmente através de uma pastoral mais articulada com a família, os jovens e as vocações. Uma boa pastoral familiar, juvenil e vocacional deve ser o motor de uma nova primavera de vocações na Igreja. O futuro da nossa Igreja Diocesana depende deste trabalho realizado por parte de todos: sacerdotes, diáconos, consagrados, leigos, catequistas e todos os agentes de pastoral.
Em Cristo, o Bom Pastor, o vosso Bispo confia-vos esta preocupação e missão vocacional.
† António Luciano, Bispo de Viseu