Diocese
JMJ’22 em Viseu: um Caminho de Comunhão
12/03/2020
Por diocesedeviseu
Na nossa Diocese de Viseu, assim como em todo o país, muitos são aqueles que já se encontram preocupados e ansiosos com os aspetos logísticos, operacionais e formativos que implica a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), acrescido pelo entusiasmo e expectativa que a próxima JMJ, provoca, uma vez que vai ser realizada no nosso território nacional.
Aqui reside a primeira chave para o sucesso na realização da “melhor JMJ de sempre” como diz D. Américo Aguiar, coordenador-geral da JMJ 2022 para o sector logístico-operativo - ser realizada em todas as Dioceses do país, no verão de 2022, não apenas em Lisboa.
Para que isso aconteça, particularizando agora à nossa Diocese, é necessário que se faça um Caminho de Comunhão, Sinodal, criando redes de partilha e processos que permaneçam depois da conclusão deste grande evento, do grande encontro dos jovens com o Papa Francisco e com Cristo.
Assim, a segunda chave para o sucesso é o próprio caminho até à JMJ. A riqueza e a beleza que conseguirmos dar-lhe, tornará a experiência, de todos que nela participem, mais rica e bela.
Como alcançar este objetivo? Como construir um caminho rico em comunhão, que crie redes duradouras e profícuas?
Como batizados no mesmo Espírito, através da parceria entre todos (Pastorais, Movimentos, Grupos, etc) partilhando os planos e ideias que cada um tem para a concretização desse caminho.
E como expressar essa partilha?
O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu/Comité Organizador Diocesano (COD) em resposta a esta questão, sendo o ponto focal, propõe três vias. A saber:
- Realizar uma reunião, para a qual estão todos convidados, após a próxima reunião do Comité Organizador Local (COL - Lisboa), com o objectivo de transmitir informações atualizadas, sobre o ponto de situação da preparação das JMJ 2022 em Lisboa e planear o caminho em viseu em comunhão, evitando-se assim estar cada um per si a “inventar a roda”, perdoem-me a expressão, criando e beneficiando das sinergias que serão criadas entre todos, afinal todos amamos a Cristo e queremos transmitir esse amor que sentimos aos jovens da nossa Diocese.
- Empreender sessões de esclarecimento e/ou formação sobre temáticas que considerem pertinentes, bem como informar sobre outras solicitações, nomeadamente:
- Jornadas de Formação para a JMJ 2022, Arciprestais e Diocesanas;
- Preparação das Pré-jornadas em Viseu (uma semana de acolhimento de peregrinos estrangeiros);
- Eventos Arciprestais e Diocesanos;
- Jornada Diocesana da Juventude;
- Receção dos Símbolos das Jornadas na Diocese de Viseu;
- Envio dos jovens que vão à JMJ 2022, pelo Sr. Bispo;
- Acolhimento dos jovens no regresso da JMJ 2022;
- Estar disponível para apoiar, promover e estar presente nas atividades que considerem por bem comunicar através dos vários canais e contactos ao dispor, nas redes sociais, em particular no sítio www.juventude.diocesedeviseu.pt.