Bispo
Semana da Vida- 10 a 17 de maio
07/05/2020
Por diocesedeviseu
Breve nota histórica
A Nota Pastoral “A Família e a Vida”, de 1 de maio de 1994, refere que João Paulo II,
aquando do encerramento do Sínodo da Europa, em 1991, propôs que, em todos os países do mundo, a Igreja promovesse, todos os anos, a celebração de um Dia ou de uma Semana da Vida.
Os Bispos portugueses, em resposta a este apelo, decidiram, em Ano Internacional da Família – 1994 – instituir a Semana da Vida, na terceira semana de Maio.
Em 25 de março de 1995, João Paulo II, publicou a Carta Encíclica “Evangelho da Vida – sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana”, tendo explicitado aí o objetivo da celebração da Semana da Vida: «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspetos da vida…» (EV, 85).
A Semana da Vida decorre, habitualmente, na semana em que se celebra o Dia Internacional da Família (15 de maio) e vai do domingo anterior ao domingo seguinte.
A celebração da Semana da Vida é dinamizada pelo Departamento Nacional de Pastoral Familiar que tem vindo a elaborar, a editar e a propor às dioceses e movimentos da família:
- Um cartaz alusivo ao tema, aprovado pela Comissão Episcopal do Laicado e Família
- Um guião sobre o tema, proposta de oração e de ações
- Uma pagela com uma oração pela Vida.