Diocese Viseu

Exposição de presépios do mundo reverte para ajudar jovens no Quénia

27/11/2024
Por Liliana GI
Exposição de presépios do mundo reverte para ajudar jovens no Quénia

Cerca de 430 presépios, vindos de várias partes do mundo, estão expostos no Seminário das Missões, em Viseu. A visita à exposição tem o valor simbólico de um euro e reverte para ajudar a pagar parte das propinas a jovens estudantes, do meio rural, que vivem no Quénia, em África.

Esta iniciativa está a cargo dos Missionários Combonianos de Viseu que, à semelhança dos anos anteriores, promovem a exposição “Presépio Missionário”, que pretende levar os visitantes numa viagem única pelos presépios do mundo, com técnicas, tamanhos e materiais diversificados.

Além de visitar os presépios, é possível adquirir no espaço licores, compotas, sabonetes personalizados, porta velas, entre outros artigos alusivos à época natalícia.

Segundo o Padre Missionário Luís Filipe, o valor angariado com esta exposição vai permitir “apoiar 50 alunas mais necessitadas da escola secundária, naturais ou residentes em Marsabit, missão confiada ao cuidado dos Missionários Combonianos”. “Queremos ajudar a pagar, durante um ano, parte das suas despesas escolares, esperando que todas as pessoas se possam associar a esta iniciativa”, referiu.

As despesas anuais rondam os 550 euros por estudante e este projeto propõe contribuir com 280 euros por cada uma das 50 estudantes.

Esta é uma tradição anual a que os Missionários Combonianos têm vindo a dar continuidade, sempre na perspetiva de contribuir para apoiar projetos sociais. “Achamos por bem continuar com esta exposição missionária para recordar velhos tempos e abrir novos horizontes. Hoje é muito grande a variedade de presépios e queremos incentivar as famílias, os catequistas e as paróquias a manter viva esta cultura, alertando para o seu verdadeiro significado e ajudando, simultaneamente, quem mais precisa”, acrescentou o Padre Luís Filipe.

A exposição abriu as portas no passado domingo, dia 24 de novembro, e vai estar aberta ao público até ao dia 5 de janeiro, aos fins de semana. Durante a semana também é possível agendar visita, contactando o Padre Luís Filipe, através do número 968 631 347.