Diocese de Viseu esteve representada na XI Assembleia Nacional da Ação Católica Rural
A Ação Católica Rural (ACR) esteve reunida na XI Assembleia Nacional de Delegados, na Fundação João XXIII, Casa do Oeste, em Ribamar, Lourinhã, nos dias 5 e 6 de julho. Após leitura/reflexão sobre as realidades atuais, com a ajuda de D. Rui Valério (Patriarca de Lisboa) e António Marujo (jornalista), foram lançados desafios ao Movimento, representado pelos 84 delegados e participantes de 14 dioceses, sendo uma delas a Diocese de Viseu.
A reflexão sinodal subsequente, alicerçada também nos resultados do inquérito preparatório, teve quatro linhas orientadoras: Dimensão Bíblico-Litúrgica; Dimensão Comunitária; Dimensão Comprometida (compromisso cristão no meio) e Método de Revisão de Vida.
Segundo a organização, elencaram-se as linhas de força para o triénio 2025/2028: aposta de forma decisiva na Revisão de Vida; enraizar o compromisso no meio como expressão natural da fé em todos os grupos; elaborar um plano formativo plurianual em áreas prioritárias para a realização da missão do Movimento; viver a sinodalidade como estilo de ser Igreja, com compromisso paroquial e trabalho em rede; renovação e criação de novos grupos, com criatividade, motivando a participação de adolescentes/jovens na ACR; e apoiar grupos vulneráveis e melhoria da qualidade de funcionamento dos grupos de base.
O Movimento destacou ainda que “os Delegados congratularam-se com o trabalho realizado pela ACR, que continua a agir no meio, como discípulos enviados por Jesus”.
“Reafirmou-se a vontade de seguir a Missão Eclesial e Social do Movimento, tendo como base da sua essência o Evangelho e o testemunho, aprovando as linhas de força que orientarão o caminho para o triénio 2025-2028, sob o slogan "Caminhar Juntos na Esperança para um mundo justo e fraterno”, acrescentou a ACR.
Nesta Assembleia foi ainda eleita a nova Equipa Nacional para o triénio 2025-2028.