Cerca de 500 escuteiros de vários países passaram pela Diocese de Viseu no âmbito do ‘World Scout Moot’
Cerca de 500 escuteiros de várias nacionalidades passaram pela Diocese de Viseu, nomeadamente nas localidades de Viseu, Mangualde e São Pedro do Sul, de 25 a 29 de julho, ao abrigo da 16.ª edição do ‘World Scout Moot 2025 - Portugal’, um evento mundial da World Organization of the Scout Movement (WOSM), organizado pela Federação Escutista Portugal.
Este evento, que decorre no nosso país de 25 de julho a 3 de agosto, e que teve na Diocese de Viseu o apoio da Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas, é o maior encontro internacional de jovens adultos escuteiros, com idades entre os 18 e os 25 anos, reunindo aproximadamente 7.500 participantes oriundos de mais de 100 países.
Ao longo de dez dias, o evento promove a partilha intercultural, a cooperação, o diálogo e a construção da paz, celebrando os valores centrais do escutismo e da cidadania ativa, com um impacto significativo e duradouro tanto nos jovens participantes como nas comunidades anfitriãs.
O encerramento será no dia 3 de agosto, na região do Porto.
O World Scout Moot é um evento internacional que junta “Rovers” e jovens líderes de diferentes países e regiões. Promove o intercâmbio cultural, a compreensão e a amizade entre os povos e acontece de quatro em quatro anos.